domingo, 3 de junho de 2012

Os principais compositores da Música Clássica

Uma "lista" com alguns dos principais compositores da Música Clássica, e suas grandes obras.

Vivaldi- Há divergências sobre o número exato de concertos compostos por Vivaldi. Algumas publicações contam 550 concertos compostos por ele. Em outras publicações, citam-se 477 concertos e outros ainda 456. Seus concertos mais conhecidos e divulgados são Le quattro stagioni (As quatro estações).

Sebastian Bach- Sebastian Bach foi deveras influenciado por Vivaldi. Bach transcreveu alguns dos concertos de Vivaldi para o  cravo, bem como alguns para orquestra, incluindo o famoso Concerto para Quatro Violinos e Violoncelo, Cordas e Baixo Contínuo. Bach foi um dos mais prolíficos compositores do ocidente. Algumas de suas composições são Christ lag in Todesbanden, Ein feste Burg, Herz und Mund und Tat und Leben, Ária na corda Sol, Ária na 4ª Corda.

Tchaikovsky- Foi um compositor russo. Desde cedo Tchaikovsky interessou-se por música. Ele compôs: Concertos, Óperas, Balés, Sinfonias, Aberturas e outras obras para orquestra; Suites, Música de Câmera, peças para piano e também para corais. Destacam-se O lago dos cisnes, O quebra-nozes, entre outras.

Chopin- Toda a obra existente de Chopin inclui o piano assumindo algum papel (predominantemente como um instrumento solo), e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Na maioria das vezes sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a dança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico. Algumas de suas obras mais conhecidas são Revolucionária e Valsa do minuto.
Montagem de grandes compositores de música clássica. Da esquerda para a direita:
Topo - Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven;
segunda fila - Gioachino Rossini, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Richard Wagner, Giuseppe Verdi;
terceira fila - Johann Strauss II, Johannes Brahms, Georges Bizet, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Antonín Dvořák;
Fila de baixo - Edvard Grieg, Edward Elgar, Sergei Rachmaninoff, George Gershwin, Aram Khachaturian

Nenhum comentário:

Postar um comentário